segunda-feira, 22 de abril de 2013

Cozinha Brasil na localidade BAIXAS I

 Cozinha Brasil

O Cozinha Brasil vem pomover a educação alimentar com impactos positivos para a saúde e valorização da renda por meio do aproveitamento total dos alimentos. Este é o objetivo do Programa Cozinha Brasil, uma iniciativa do Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria (SESI), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e empresas da iniciativa pública e privada. No Rio Grande do Sul, o Cozinha Brasil começou em janeiro de 2005 e é coordenado pelo SESI-RS, integrante do Sistema FIERGS.

O programa oferece dois tipos de cursos: para a comunidade em geral, com duração de 10 horas e para multiplicadores (líderes comunitários, merendeiras de escolas, integrantes de clubes de mães) com duração de 20 horas, ambos dividos em quatro dias da semana. As turmas têm em média 30 alunos. Os cursos são totalmente gratuitos para os alunos, que ao final deste, recebem um kit de material didático, e se tiverem pelo menos 75% de frequencia, recebem um certificado. 



terça-feira, 16 de abril de 2013

AS DEZ DROGAS MAIS PERIGOSAS...........................

AS DEZ MAIS PERIGOSAS:

1º. Heroína:
A heroína ou diacetilmorfina é uma droga opióide natural ou sintética, produzida e derivada do ópio, extraído da cápsula (fruto) de algumas espécies de papoula. Foi usada enquanto fármaco de 1898 até 1910, ironicamente (uma vez que é muito mais aditiva) como substituto não causador de dependência para a morfina e antitússico para crianças. A heroína foi proibida nos países ocidentais no início do século XX devido aos comportamentos violentos que estimulava nos seus consumidores. Em forma líquida, ela é usada com uma seringa, que injeta a droga direto nas veias, mas também pode ser inalada.
*
2º. Cocaína:
É classificada uma droga alcalóide, derivada do arbusto Erythroxylum coca Lamarck, estimulante com alto poder de causar dependência. Seu uso continuado, pode levar a dependência, hipertensão arterial e distúrbios psiquiátricos. Em forma de pó, a droga pode ser consumida de várias formas, mas o modo mais comum é pela aspiração. Em 1863, o químico Angelo Mariani desenvolveu o vinho Mariani, uma infusão alcoólica de folhas de coca, que chegou a ser muito apreciado pelo Papa Leão XIII, que inclusive premiou Mariani com uma medalha honorífica. A Coca-Cola seria inventada em parte como tentativa de competição dos comerciantes americanos com o vinho Mariani importado da Itália. Segundo rumores, o refrigerante continuaria desde a sua invenção até 1903 a incluír cocaína nos seus ingredientes, e os seus efeitos foram sem dúvida determinantes do poder atractivo inicial da bebida. Em 1885 a companhia americana Park Davis vendia livremente cocaína em cigarros, pó ou liquido injectável sob o lema de “substituir a comida; tornar os covardes corajosos, os silenciosos eloqüentes e os sofredores insensíveis à dor”. Apesar do entusiasmo, os efeitos negativos da cocaína acabaram por ser descobertos.
*
3º. Barbitúricos:
Barbitúricos são sedativos e calmantes. São usados em remédios para dor de cabeça, para hipnose, para epilepsia, controle de úlceras pépticas, pressão sanguínea alta, para dormir. Nos primeiros anos de uso dos barbitúricos não se sabia que poderia causar dependência, mas já havia inúmeras pessoas dependentes. Hoje há normas e leis que dificultam uma pessoa a obter esse composto. Os barbitúricos provocam dependência física e psicológica, diminuição em várias áreas do cérebro, depressão na respiração e no sistema nervoso central, depressão na medula, depressão do centro do hipotálamo, vertigem, redução da urina, espasmo da laringe, crise de soluço, sedação, alteração motora.
*
4º. Metadona (Ópio):
O ópio (do grego ópion, “suco de papoila”, pelo latim opiu) é um suco espesso que se extrai dos frutos imaturos (cápsulas) de várias espécies de papoilas soníferas (gênero Papaver), e que é utilizada como narcótico. O uso do ópio mascado ou fumado, que se espalhou no Oriente, provoca euforia, seguida de um sono onírico; o uso repetido conduz ao hábito, à dependência química, e a seguir a uma decadência física e intelectual, uma vez que é efetivamente uma droga destruidora do organismo. Para se fumar o ópio, utiliza-se um cachimbo especial, com uma haste de bambu e um fornilho de barro, e os seus adeptos seguem um verdadeiro ritual. Pode ser utilizado ainda, como comprimido, supositórios, etc.
*
5º. Álcool:
A bebida alcoólica pode ser considerada como a droga mais vendida no planeta, e o alcoolismo, dela decorrente, é um sério problema de saúde pública mundial. Pesquisas recentes sobre os efeitos do álcool no cérebro de adolescentes mostram que essa substância, consumida num padrão considerado nocivo, afeta as regiões responsáveis por habilidades como memória, aprendizado, autocontrole e principalmente a motivação. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), estudos apontam que o “consumo baixo ou moderado de álcool” resulta em uma redução no risco de doenças coronárias. Porém, a OMS adverte que “outros riscos para a saúde e o coração associados ao álcool não favorecem uma recomendação geral de seu uso”. Foi comprovado que o consumo moderado de álcool está associado a um maior risco de doença de Alzheimer e outras doenças senis, angina no peito, fraturas e osteoporose, diabetes, úlcera duodenal, cálculo biliar, hepatite A, linfomas, pedras nos rins, síndrome metabólica, câncer no pâncreas, doença de Parkinson, artrite reumática e gastrite.
*
6º. Cetamina:
O cloridrato de cetamina é uma droga dissociativa usada para fins de anestesia, com efeito hipnótico e características analgésicas. Conhecido remédio para cavalo, é consumida por conter efeitos psicotrópicos, os quais vão de um estado de leve embriaguez até a sensação de desprendimento da alma em relação ao corpo. Pode ser inalada, engolida ou injetada direto nas veias sanguíneas. Essa droga aumenta a resistência vascular pulmonar que em pessoas com DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica), comum em fumantes e bronquíticos, e se utilizado por essas pessoas pode precipitar uma insuficiência cardíaca direita. Também aumenta a pressão arterial e o consumo de oxigênio pelo coração, podendo levar a um infarto fulminante do miocárdio.
*
7º. Benzodiazepinas:
Pertencente ao grupo de fármacos ansiolíticos, esta droga é usada no tratamento sintomático da ansiedade e insônia. A benzodiazepina vem em forma de comprimido e seu uso causa dependência psicológica e física, dependente da dosagem e duração do tratamento. A dependência física estabelece-se após 6 semanas de uso, mesmo que moderado. Os problemas de dependência e abstinência são comparáveis aos de outras substâncias que causam depêndencia, tendo-se transformado, nos países aonde há um uso mais generalizado, num problema de saúde pública, que só agora começa a ser reconhecido na sua verdadeira escala.
*
“Eu tomei o meu Prozac hoje”
8º. Anfetamina:
Em estado puro, as anfetaminas têm a forma de cristais amarelados, com sabor intragavelmente amargo. Geralmente ingeridas por via oral em cápsulas ou comprimidos de cinco miligramas, as anfetaminas também podem ser consumidas por via intravenosa (diluídas em água destilada) ou ainda aspiradas na forma de pó, igual a cocaína. Nas últimas décadas, a anfetamina tem sido usada em massa em tratamentos para emagrecer, já que a droga é temporariamente eficaz na supressão do apetite. No entanto, conforme o tempo passa, o organismo desenvolve tolerância à anfetamina e torna-se necessário aumentar cada vez mais as doses para se conseguir os mesmos efeitos, o que pode fazer com que o apetite desapareça e torne o usuário anoréxico. Ao contrário do que os médicos pensavam quando se começou a utilizar a anfetamina, a droga não causa dependência física, mas psicológica, podendo chegar a tal ponto em que o abandono de seu uso torna-se praticamente impossível.
*
9º. Tabaco:
O tabaco é nome comum dado às plantas do género Nicotiana L. (Solanaceae), em particular a N. tabacum, originárias da América do Sul da qual é extraída a substância chamada nicotina. O usuário da nicotina, presente no cigarro, charuto, cachimbo e rapé, aumenta a probabilidade de ocorrência de algumas doenças, como por exemplo infarto do miocárdio, bronquite crônica, infisema pulmonar, derrame cerebral , úlcera digestiva, etc. Após uma tragada, a nicotina é absorvida pelos pulmões chegando ao cérebro geralmente em 9 segundos. Os efeitos são uma leve estimulação do cérebro e diminuição do apetite. Não há, na realidade nenhum efeito mais intenso ou importante. No entanto, o cigarro tem um potencial muito grande de provocar câncer, já que o fumo contém cerca de 80 substâncias cancerígenas. Há também estudos mostrando que as pessoas que fumam entre um e dois maços de cigarros por dia vivem cerca de 8 anos menos do que aqueles que não fumam.
*
10º. Buprenorfina:
A droga é derivada da heroína e serve como substituta para os usuários de ópio e heroína que já estão viciados e completamente destruídos pela droga. Vem fazer com que o adicto não sinta a ressaca da abstinência tão violentamente e que, a médio prazo, lide de forma mais saudável com o fim do vício pelo ópio ou por heroína. Este medicamento de substituição tem revelado bons resultados e funciona da seguinte maneira: no começo usa-se uma dosagem de acordo com os consumos do viciado em heroína, que vai sendo vigiada e reduzida lentamente até 0 miligramas, conforme o paciente não sinta mais a necessidade dos opiácios (morfina e heroína).
*Estudo liderado pelo professor David Nutt [Universidade de Bristol - Inglaterra]*

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Gravação do DVD do Forró Recente


Show de Aniversário da cidade de São José do Piauí foi um sucesso.

A administração municipal na pessoa do Sr. Prefeito Itiano Bezerra está de parabêns pela belissima festa de emancipação politica de São José, as atrações principais da noite ficou por conta das bandas de grande sucesso, a banda FORRO DA CURTIÇÃO e a mais romantica do brasil DESEJO DE MENINA, cerca de 17 mil pessoas passaram por lá para prestigiar o grandissimo evento que concerteza vai ficar marcado na história.

veja algumas fotos do show









Acidentes fatais em Valença do Piauí


 

Uma onda de acidentes fatais vem assustando os moradores de Valença nesses últimos dias. Na manhã deste domingo (14) por volta das 6hs, mais acidente entre uma moto e uma carreta chocou a cidade e deixou duas vitimas fatais; Ana Cleide de Sousa Nascimento de 31 anos e Antônio Francisco da Silva Ferreira de 30 anos. O acidente aconteceu na BR 316 próximo ao Posto de Combustível Icaraí, sentido a cidade de Picos.
A policia foi acionada e os corpos levados para o Hospital Regional Eutaqueo Portela, devido à forte pancada o corpo de Ana Cleide ficou todo espedaçados, levado em sacos para o hospital e sepultado horas depois. O corpo de Antônio Francisco foi levado para a cidade de lagoa do sitio, onde o mesmo residia com sua família.
A carreta estava carregada de fertilizante que vinha de Pernambuco com destino a cidade do Maranhão, o motorista Antônio Evaldo foi encaminhado para a delegacia, onde foi ouvido pela policia.
Outro acidente aconteceu na ultima quarta-feira dia 10 de abril na Rua Evangelista de Matos no Bairro Vale Verde onde um caminhão de uma empresa de material de construção atropelou e deixou sem vida Mateus Soares Barbosa de 10 anos.
Na manhã do dia 02 de abril no KM 213 da BR 316 nas proximidades do matadouro publico de Valença uma carreta e um Gol se envolveu em um grave acidente e tirou a vida do mototaxista Léo.
Em menos de dez dias, três acidenteis fatais deixam quatro pessoas sem vida em Valença.

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Prefeitura Municipal de São José do Piauí realizará grande festa de aniversário da cidade.

O município de São José do Piauí vai comemorar no próximo dia 12, sexta-feira, 49 anos de emancipação política. Para festejar a data a prefeitura municipal, através do prefeito Atiano Bezerra Borges e do vice-prefeito Alacide Bezerra Borges, realizará uma série de atividades.
A Prefeitura preparou um calendário de atividades esportivas, religiosas e culturais para festejar o aniversário da cidade. A programação alusiva aos 49 anos do município de São José do Piauí acontecerá nos dias 11 e 12.
O prefeito Atiano Bezerra disse que o povo de São José do Piauí tem diversos motivos para comemorar a data. “Nosso povo é trabalhador, dedicado e mereço nossos esforços por melhorias para a qualidade de vida. Além disso, queremos proporcionar momentos de lazer aos nossos munícipes”.
 Dentre as atrações da festa está a banda Desejo de Menina, em praça pública.
Confira a programação:
Dia 11 de Abril (quinta)
19:00 - Culto Evangélico em Ação de Graças
 Assembleia de Deus- Pr.Roberto Borges
Local: Assembleia de Deus
Dia 12 de abril (sexta)
5:00- Alvorada Festiva e queima de fogos
6:30 -  Missa em Ação de Graças

Igreja Católica – Pe. Adauto Filho
Local: Igreja Católica de São José do Piauí
8:00  horas - Hasteamento da Bandeira e Momento Cívico
Local: Prefeitura Municipal de São José do Piauí
8:30 horas – Competições
Corrida de Pedestres – masculina e feminina
Corrida de Bicicleta – masculina e feminina
Corrida de Carrinho de Mão
Corrida de Jumento – (jumento mais enfeitado ganhará  um prêmio extra)
14:00  horas Jogo de Vôlei
Local: Ginásio Poliesportivo
16:00 horas Jogo de Futebol de Campo
Local: Campo de Futebol
18:30 horas – Entrega de Premiações
Local: Palco em Praça Pública
20:00 horas – Homenagem aos 49 anos de Emancipação Política do Município de São José do Piauí
22:00 horas – Super Festa Dançante –
Local: Praça com toda estrutura de som e iluminação com as bandas: DESEJO DE MENINA E FORRÓ DA CURTIÇÃO

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Acusado de assassinato em Inhuma é condenado a 24 anos e 06 meses de reclusão em regime fechado.

Terminou agora a pouco no salão Paroquial Paula Francinete, o julgamento de Divando, acusado de matar a golpes de facas e com requintes de crueldades a funcionária Lívia, que foi assassinada dentro do seu local de trabalho, ou seja, dentro da Secretaria Municipal de Educação. O crime aconteceu em 13 de janeiro de 2011. Segundo o Promotor de Justiça João Molato Neto, o crime foi premeditado e por motivo fútil, “ciúme”. O Promotor disse que o réu matou sua ex-mulher com 11 facadas, sendo cinco desferidas nas costas, e que no momento do júri o réu não mostrou nenhum arrependimento, que tentou chorar, mas não viu cair uma lagrima se quer, e mesmo que tivesse caído era lagrima de crocodilo. O Promotor falou que Divando está respondendo por homicídio doloso triplamente qualificado. Disse que o acusado foi armado com uma peixeira para o local do crime, e que a faca não era da cozinha da Secretaria de Educação, se fosse da Secretaria, não era uma peixeira e sim uma simples faca de corta pão. Em seguida o Promotor João Molato mostrou para os jurados a faca ainda suja de sangue e as fotos da vítima do dia do crime.
Ao ser questionado em depoimento pelo Juiz Presidente Dr. Kelson Carvalho Lopes da Silva, o réu não foi objetivo em suas respostas e demonstrou um discurso contraditório em relação o seu primeiro depoimento. Doutor Kelson pediu para que o mesmo fosse objetivo em suas respostas, pois que ele estava sendo objetivo em suas perguntas.
O defensor público do caso falou para os jurados com base nos altos, que o crime não foi premeditado, que o acusado e a vítima chegaram a discutir, e que nessa discussão a vítima falou que o acusado não era o pai de um dos filhos, e que a traição poderia ter despertado a fúria do acusado. O defensor público pediu que os jurados votassem com o sentimento de justiça e não com o sentimento de vingança.
O réu confessou o crime e falou que queria sua condenação de acordo com a justiça de Deus. Mostrou-se disposto a pagar pelo crime que cometeu. Não mostrou nervosismo em nenhum momento, apenas acenava para seus familiares o tempo todo com um gesto de otimismo.
Com base nos altos, nos depoimentos, e com a votação do corpo de jurados, o Juiz Presidente do Júri Dr. Kelson Carvalho Lopes da Silva condenou Divando pelo assassinato de Lívia a 26 anos de reclusão em regime fechado. Devido o réu ter confessado o crime o Juiz diminuiu a pena para 24 anos e seis meses de reclusão em regime fechado.
O julgamento durou o dia todo, terminando somente no começo da noite. Uma grande multidão tomou a rua, aguardando a saída de Divando. Muitas pessoas começaram a vaiar no momento em que ele foi colocado no carro. Em seguida ele transportado para a Penitenciaria José de Deus Barros, em Picos, onde irá cumprir sua pena. 
(MATÉRIA FONTE DO SITE: www.meionorte.com.br/inhuma)




















































Mirtesnet, o ‘Facebook’ brasileiro


Conheça a Mirtesnet, o ‘Facebook’ brasileiro


Muitas histórias de sucesso começam por acaso. A Mirtesnet é mais um exemplo disso. O “Facebook brasileiro”, criado pelo publicitário Carlos Henrique do Nascimento, era uma brincadeira, mas virou coisa bastante séria. Com cerca de, em média, oito mil cadastros novos por dia, a página já bateu a meta de mais de um milhão de usuários e tem como o principal objetivo se tornar a maior rede social do país até o fim do ano.


Carlos é o fundador da Mirtesnet, conhecida como o 'Facebook brasileiro' (Foto: Reprodução/GizmodoBR)Carlos do Nascimento é o fundador da Mirtesnet, conhecida como o 'Facebook brasileiro' (Foto: Reprodução/GizmodoBR)
O site, que em muito lembra o Facebook em sua interface, foi lançado como uma rede interna há três anos, porém se tornou público só em 2013, e vem fazendo cada vez mais sucesso. Por conta disso, a dose de otimismo de seu criador é bem alta. Em entrevista ao TechTudo, Carlos até destacou que já existem pessoas com intenções maliciosas de atacar o site. Mas, segundo ele, isso não é motivo para se abalar, pelo contrário, motiva o aumento de investimentos e melhora da página.
“Começamos há três anos e era só para os amigos, mas as pessoas começaram a entrar já naquela época. Depois, reformulamos o site e lançamos mesmo para todo o público, há uns quatro meses. Jamais imaginei que poderia chegar onde estamos hoje. Esta evolução está tão rápida que está me assustando até agora. Tem até hacker que está tentando invadir o site”, disse o criador do mais novo hit da Internet brasileira.
Os responsáveis pelos servidores do Mirtesnet talvez estejam tão (ou mais) surpresos quanto Carlos. Segundo ele, os valores da hospedagem já aumentaram, a página vem encontrando um ou outro problema técnico de excesso de visitas e, com isso, o site está passando a ser cada vez mais caro de manter. Por isso, ele já está prospectando novos parceiros e busca anunciantes para manter a rede social online.
“Antes eu pagava só R$ 619 no servidor. Agora está R$ 1 mil, uma coisa de louco. Tentarei arrumar uma equipe, porque eu não tenho muito dinheiro mas já está de uma forma que não estamos aguentando. No início, um amigo meu vendeu o carro para os primeiros investimentos darem certo. Depois, vendi outras coisas, contratei um amigo programador e, pagando R$ 800 mensais, ele fez o site. Gostei, colocamos no ar para testes e, pronto, começou a se tornar esse sucesso”, contou Carlos.
Página inicial do Mirtesnet (Foto: Reprodução/Mirtesnet)Página inicial da Mirtesnet (Foto: Reprodução/Mirtesnet)
Homenageada acha o nome “estranho”
Mas de onde saiu o nome Mirtesnet? É simples: Mirtes é o nome da esposa de Carlos e net, claro, faz referência à Internet. A história começou há cerca de três anos, quando o filho do casal, Erick, que tinha oito anos, pediu para fazer uma conta no Facebook e seu pai, preocupado, vetou a ideia. Porém, brincando, Carlos sugeriu que eles montassem sua própria rede social.
“Era um fim de semana e meu filho queria fazer uma conta no Facebook. Tentei explicar que ele não poderia. Ele insistiu tanto que eu falei que iríamos fazer um site só para a gente, mas brincando. Chegou em uma parte que desenvolvemos mesmo o site e ele falou que tinha que ser ErickNet. Eu disse que não, que estava ruim, e depois ele falou MirtesNet, porque Mirtes é o nome da mãe dele. Ela achou ruim, então, por isso, a gente achou legal e acabou ficando”, explicou o criador.
A homenageada, porém, não ficou tão lisonjeada com o “Mirtesnet”. Segundo Carlos, sua esposa achou o nome um pouco estranho. Pelo visto, porém, os internautas brasileiros e seus amigos não têm nenhum problema com a nomenclatura da rede social. Pelo contrário, a história é levada com bom humor e os acessos à página estão cada vez maiores.
“Ela acha o nome estranho, mas já acostumamos dentro de casa. Virou um nome normal, mas de primeira era meio estranho. Ela olhava de uma maneira esquisita. Demorou, mas agora acho que ela se acostumou, até pelo grande sucesso que já estamos fazendo. Queremos ser umas das maiores redes sociais do Brasil até o fim do ano, mas acho que podemos chegar até antes, porque a forma como tudo isso está evoluindo é impressionante. Estou tendo em torno de oito mil cadastros por dia. Acho que nem o Facebook quando começou deu esse tanto de gente”, completou.